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Verzeri... construindo um ambiente de aprendizagem saudável e acolhedor.

05/07/2021

O comprometimento com nossos alunos é premissa básica do trabalho no Verzeri. A Instituição propõe ações em conjunto entre Coordenação Pedagógica, Professores, Profissional do AEE (Atendimento Educacional Especializado), Serviço de Orientação Educacional, Psicóloga Escolar... É uma equipe multidisciplinar que pensa nas soluções e intervenções adequadas para alavancar o processo de ensino e aprendizagem de cada Educando.

E como é a participação do psicólogo escolar?

Entende-se a educação como uma prática social, humanizadora, intencional, cuja finalidade é transmitir a cultura construída historicamente pela humanidade.

São muitas as variáveis que interferem diretamente neste aprendizado, como físicas, afetivas, interações sociais...algumas variáveis escondidas nos mais ocultos espaços da mente humana. Então aí, talvez, o professor, não consiga atingir e isso faz diferença no resultado.

Até a primeira metade do século XX, a atuação do psicólogo na escola se restringia ao aspecto clínico “profissional — aluno”, em que se evitava interferir nas decisões em sala de aula e, portanto, no sistema escolar como um todo.

Com efeito, começou-se a entender que problemas corriqueiros no ambiente escolar, como evasão, repetência, bullying, intolerância à diversidade cultural e diferenças sociais, precisavam de um novo olhar, precisavam ser observados e avaliados sobre um outro prisma, entendendo que a cidadania, bem como o conhecimento se constrói da fusão das condições sociais, estruturais e psicológicas.

A atuação da Psicologia Escolar não se limita ao universo particular do aluno, mas a todo o funcionamento da instituição educacional, corroborando para o sucesso das políticas pedagógicas. A razão é que, pegando emprestado o ensinamento de Jean Piaget, no mundo atual, não há dúvidas que:

“os fenômenos humanos são biológicos em suas raízes, sociais em seus fins e mentais em seus meios.”

Em um mundo inteiramente digital, a escola só perde em poder de influência para os meios de comunicação, o que aumenta a responsabilidade desta escola, em trabalhar não somente conhecimento, mas também cidadania, tolerância, respeito e empatia. Ocorre que a escola e os estudantes são organismos vivos em permanente interação. E o produto desse inter-relacionamento (que envolve linguagens, proximidade afetiva e metodologias de ensino) pode ter resultados positivos em algumas crianças, e negativos em outras. A escola não é um ambiente desconectado de outros campos relacionais dos alunos, especialmente o familiar. É inegável que, em muitos casos, o nível de envolvimento dos estudantes com a escola e seu comportamento na interação com outros colegas têm relação direta com o núcleo familiar — fato que, caso ignorado pela instituição, pode resultar em um desequilíbrio amplo nas relações e no ambiente de aprendizado.

A mediação se expressa por meio de acompanhamento individual, aproximação às famílias em situações de dificuldades comportamentais e aconselhamento em questões como discriminação, bullying, rendimento escolar, eventuais impactos de desestrutura familiar. Temos plena certeza, de que trazer os pais para participarem (e se integrarem) plenamente ao processo de construção do conhecimento (e também de valores humanos) de seus filhos é fundamental no sucesso da escolarização.

Em nossa Escola, que tem como missão atuar com excelência e sustentabilidade, de forma integrada, em saúde, educação e inclusão social, sempre a luz dos valores Verzerianos, a Psicologia Escolar desempenha o importante papel de ser suporte para o professor, na condução da melhor forma de trabalhar com seus alunos o processo de ensino e de aprendizagem, bem como disponibilizar meios para compreender o contexto de cada aluno, compreender o aluno na sua totalidade.

Na realidade em que vivemos, entendemos que é de suma importância, aprender a trabalhar com as emoções, sentimentos, memórias... neste viés, a escola disponibiliza ao educando, entender os desconfortos emocionais, suas causas, auxiliando-os a vivenciar, trabalhar e controlar suas emoções, com o intuito de que tenham um aprendizado de excelência, bem como uma melhor qualidade de vida, quer dentro ou fora da nossa escola.

Karine Miotto Utizg

Psicóloga

Especialista em Atendimento Especializado